O Candomblé é certamente um elemento chave da cultura afro-brasileira tão presente na Bahia.

Para entender suas origens e sua influência na vida quotidiana dos baianos, temos varias recomendações.

Em primeiro lugar, sugerimos uma visita do museu afro-brasileiro localizado dentro da antiga faculdade de medicina, muito perto do hotel.

Depois, indicamos o balé folclórico do Teatro Miguel Santana (show de uma hora, das 20h às 21h), também próximo do hotel. Este teatro é simples e os ingressos bem em conta, mas os artistas (dançarinos, cantores e músicos) são realmente excelentes. A primeira parte do show é uma boa introdução a uma cerimonia de Candomblé, com apresentação de vários Orixás, cada um com sua roupa e ferramentas tradicionais. As outras partes do show consistam em demonstrações de capoeira, makulelé e samba de roda.

Finalmente, recomendamos o tour místico, que foi elaborado pela guia responsável do nosso programa de tours. Na medida em que ela é muito ativa no Candomblé, ela elaborou um tour que não inclui participar a uma cerimonia por forma de respeito. Ela preferiu valorizar o lado cultural e social do culto, para entender a vida da comunidade de quem organiza e pratica o Candomblé.

Por motivos semelhantes decidimos não comercializar a participação às cerimonias.

Sempre tentamos oferecer tours que achamos ser uma boa experiência e pelos quais temos um bom retorno dos clientes. Com as cerimonias de Candomblé, recebemos comentários bons e ruins. Os ruins destacam o transporte ida e volta até o terreiro, com muitas paradas em todos os hotéis para pegar os clientes do tour, o lado um pouco artificial de cerimonia com 90% de turistas na assistência, e finalmente a duração (3 a 4 horas no mínimo), até que isso possa ser um ponto positivo que prova a autenticidade da cerimonia.

A última razão é que alguns tours podem ser intrusivos demais, com grandes grupos de turistas invadindo o terreiro sem mostrar o respeito exigido pelo lugar e pelo evento.

De qualquer forma, em caso de interesse em realmente participar de uma cerimonia de Candomblé durante a estadia, nossos hóspedes podem reservar um tour em uma das varias agencias de turismo do Pelourinho (os recepcionistas podem indicar uma de confiança). Geralmente, não tem como reservar com antecedência este tipo de tour, pois o local e a data são conhecidos apenas uns dias antes.